Advanntech - Soluções em tecnologia
Advanntech - Soluções em tecnologia

Lixo eletrônico: onde descartar?

Lixo eletrônico: onde descartar?
A indústria de eletrônicos é uma das que mais crescem atualmente, e com o avanço tecnológico dos últimos anos, a renovação de equipamentos que vão se tornando obsoletos, além de novos e potentes produtos, começamos a produzir mais lixo dessa categoria. Segundos estimativas, para 2017 é previsto a produção de 50 milhões de toneladas de lixo no mundo inteiro, da porcentagem gerada pela América do Sul o Brasil é campeão na produção. Mas a dificuldade ainda está em programas de recolhimento e destinação desse material, e também da conscientização e instrução da população quanto a esse descarte, que feito de forma errada é muito prejudicial à saúde e ao meio ambiente. Dentro dos equipamentos eletrônicos, pilhas, baterias, existem componentes que expostos ao tempo em descarte irregular liberam partículas altamente tóxicas que contaminam o solo, lençol freático e podem trazer doenças.

Boa parte do material, quando ele é destinado de maneira correta, pode passar por reciclagem. Nos centros e cooperativas que recebem o lixo eletrônico todo material é separado para que haja um melhor aproveitamento: o que é plástico, baterias, cobre, entre outros componentes, é separado de acordo com sua categoria. Mais do que conscientização, isso é parte essencial quando pensamos em saúde pública e respeito ao meio ambiente.

Abaixo, listamos algumas cidades e seus pontos de recolhimento, para que você possa se programar e fazer o descarte certo e consciente.

Louveira: A cidade conta com diversos pontos de recolhimento de pilhas e baterias, alguns deles são o Paço Municipal, Postos de Saúde e Escolas Municipais.
Para o descarte de lixo eletrônico, esse pode ser feito diretamente na Secretaria de Gestão Ambiental (para pessoa física), que fica localizado na Rua Silvio Finamore, 1561. Bairro Leitão. Para tirar dúvidas sobre descarte ou mesmo para pedir a retirada de equipamentos de difícil locomoção, é necessário entrar em contato pelo telefone (19) 3878-9936.
Outra opção é a Cooperativa de Reciclagem, que está localizada na Rua Antônio Biscuola, 225. Bairro Capivari.

Jundiaí: O Ecoponto localizado à Rua José Pedro de Oliveira, s/n. Jardim do Lago é uma opção para que os jundiaienses façam descarte de diversos materiais. Lá é feita a triagem do material recebido, e o lixo eletrônico é separado integralmente: se há materiais de plástico envolvidos, baterias instaladas, tudo é separado para o descarte e aproveitamento correto.
Para mais informações é possível entrar em contato pelo (11) 4526-3412 / 4526-7277. Funcionamento de segunda à sexta das 7h30 as 16h30, e aos sábados das 7h as 15h

Itatiba: A prefeitura da cidade disponibiliza seis pontos de recolhimento de baterias e eletrônicos.

- Eletrônica Rasmussen - Rua Benjamin Constant, 177 - Centro, telefone 4524-3015
- ETEC ‘Rosa Perrone Scavone' - Rua José Paulo Andrade, 66 - Vila Belém, telefone 4538-1493
- Universidade São Francisco - Avenida Senador Lacerda Franco, 360, telefone 4534-8000
- Centro Administrativo 'Prefeito Ettore Consoline' - Avenida Luciano Consoline, 600, em prédio anexo próximo ao setor de Licitações, telefone 3183-0635
- Parque Luís Latorre - Avenida Guerino Grisotti, 1.625 - Jardim Arizona, telefone 4594-9243
- Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda - na Avenida Marechal Castelo Branco, 677 - Bairro do Engenho, telefone 4524-1970.
Para empresas que possuem uma quantia grande de material, pode agendar a coleta com a empresa, pelos telefones (11) 2449-1952 ou 2449-1967.
Veja mais no site da Prefeitura.

Vinhedo: Os equipamentos eletrônicos podem ser descartados na Central de Triagem, que recebe este tipo de material. Ela está localizada na Rua João Edueta, nº 471, Capela, das 7 às 15 horas, de segunda a sexta-feira.

Já baterias de celular, pilhas e baterias devem ser descartadas diretamente nos locais disponibilizados pelos estabelecimentos que fazem a comercialização destes produtos.

Em caso de dúvidas, é sempre importante entrar em contato com a prefeitura da sua cidade e buscar mais informações.

Conte sempre com a Advanntech.

Fale conosco.

Retornamos assim que possível.


Av. Ricieri Chiquetto, 394

Louveira - SP

contato@advanntech.com.br

(19) 3848-4872