Advanntech - Soluções em tecnologia
Advanntech - Soluções em tecnologia

Blockchain, a tecnologia aliada ao Bitcoin

Blockchain, a tecnologia aliada ao Bitcoin
Fácil, prático e sem a comumente burocracia, essa é a promessa dos bitcoins, moedas digitais lançadas em meados de 2008/09 que entraram com tudo no mercado para revolucionar as formas de pagamento no ambiente virtual. Parte disso se deve através do blockchain, uma plataforma que traz mais segurança nessas transações.
Se ainda não conhece nenhuma dessas tecnologias que já são realidade, segue em continuidade em nossa matéria.

Bitcoin e blockchain, duas coisas com uma grande relação e ainda algumas dúvidas. Para entender como funciona cada um deles podemos pensar da seguinte forma: Você tem dinheiro em seu bolso para efetuar um pagamento a alguém, você encontra essa pessoa, tira o dinheiro da carteira e paga, simples assim. Assim pensamos do bitcoin e do blockchain, eles funciona dessa maneira mas no ambiente virtual, o dinheiro (bitcoin) é transferido de uma pessoa para outra, não há valores mínimos nem máximos de transação, você faz isso sem precisar de intermediários (sistema de boleto, empresas de cartão de crédito, banco ou afins) e não tem as altas taxas. E o blockchain funciona como a carteira para guardar esse dinheiro.

Para se ter bitcoins hoje, é necessario que se tenha uma carteira virtual, uma dessas opções é a blockchain. Essas unidades são tão inteligentes que empresas podem utiliza-las para organização financeira e destinar quantias específicas programadas para diversas coisas como os salários, investimento em determinados setores internos, custos, manutenções.

Em suma, o blockchain é a engenharia por trás do bitcoin e através da rede dos chamados mineradores, as transações de bitcoins são feitas. Como o nome mesmo sugere, a rede é composta por blocos, quando uma transação entra no sistema ela aguarda para entrar em algum dos blocos. Os “mineradores” fazem o trabalho de confirmar essas transações e armazenar essas informações no blockchain, todo esse processo permite que uma rede de computadores mantenham registros abertos e públicos como uma grande livro de registros digitais das transações efetuadas. Todas as informações são registradas.

Toda rede é interligada formando nós, e cada nó tem todas as informações da blockchain, e através de cálculos matemáticos os mineradores da rede analisam as transações. Como tudo esta interligado, caso alguém tente corromper uma dessas linhas da rede, o restante dos nós também recusarão a incorporar a transação nos registros. Esse é um meio seguro e difícil de ser corrompido, a cada 10 minutos os registros de um bloco são fechados unindo-se aos registros fechados anteriormente, em uma cadeia.

As moedas virtuais estão se tornando cada vez mais a realidade de muitas pessoas e empresas, é uma tecnologia inovadora que tende a crescer cada vez mais. Já é possível encontrar um mercado financeiro, com compra e venda dessas moedas.

O processo pode parecer confuso, mas funciona de maneira relativamente simples. Confira um pouco mais no vídeo:



Conte sempre com a AdvannTech.

Quer saber mais sobre o mundo dos bitcoins confira na página Guia do Bitcoin

Fale conosco.

Retornamos assim que possível.


Av. Ricieri Chiquetto, 394

Louveira - SP

contato@advanntech.com.br

(19) 3848-4872